Nossa História
A história da nossa empresa foi escrita com muita determinação, acompanhada de trabalho árduo e perseverança. Ubiraci Fernandes, fundador da empresa, mais conhecido como Bira, foi criado em Austin, bairro da periferia da cidade de Nova Iguaçu, onde começou a trabalhar com 8 anos de idade como ajudante do seu pai em várias feiras da cidade do Rio de Janeiro.
Depois de algum tempo começou a vender alho nas portas de supermercados, balas e picolés nos trens da Baixada Fluminense, tudo por iniciativa própria. No colégio, no lugar de simplesmente estudar como todos os outros, trabalhava na cantina.
Estava cursando o Segundo Grau (atual Ensino Médio) aos 19 anos quando o irmão o chamou para ajudá-lo na venda de caixotes em Paty do Alferes. Largou tudo, os estudos, a feira, e começou a trabalhar nesta cidade no ano de 1983. Trabalhou 1 ano e meio com o irmão quando veio um grande concorrente do Rio, vendedor de caixotes e o irmão achou melhor vender o galpão para ele, pois não teria como competir já que esse comprava caixotes direto dos mercados.
Seu irmão vendeu o galpão para essa pessoa, mas pediu que deixasse o Bira num cantinho vendendo alguns caixotes e recebendo alguns fiados. E assim aconteceu: Bira trabalhou duro e com o passar do tempo virou concorrente dessa pessoa a ponto de propor a compra do galpão.
A princípio foi taxado pelo concorrente como "baixinho muito folgado", pois se até o seu irmão o reconhecia como muito mais forte... De onde vinha toda aquela coragem para fazer tal proposta? Mas por fim respondeu que realmente teria que reconhecer a sua competência e ousadia, vendendo assim o galpão de caixotes. Ali, após muito trabalho duro e sem folgas, Bira montou a sua primeira lojinha de defensivos. Surgia a Cia do Produtor.
Após algum tempo, Bira conseguiu passar essa loja para dentro do Ceasa e se especializou melhor nessa área. Hoje é dono juntamente com sua esposa Mônica Fernandes de um conglomerado empresarial formado por 4 lojas no estado do Rio, gerando emprego direto para mais de 60 colaboradores, sendo 4 engenheiros agrônomos, 4 técnicos agrícolas, 1 veterinário, diversos vendedores, alguns profissionais administrativos entre outros.
"— Faço meu trabalho com honestidade e procuro estar sempre buscando o que for de melhor para manter a nossa região competitiva na agricultura!", afirma o bem-sucedido proprietário da Cia do Produtor, agora patiense de coração.
Veja abaixo algumas fotos que mostram um pouco das diversas etapas dessa história.